segunda-feira, 20 de abril de 2009

MANUAL DE TÉCNICA DE ABORDAGEM

UMA VIDA PERDIDA


Recentemente os noticiários divulgaram a morte de um Policial-Militar, pertencente ao último grau da escala hierárquica, o qual fora assassinado ao investir contra assaltantes em plena ação em um bairro de Niterói.
Tal episódio vem demonstrar que mesmo com todos os cursos a que fora submetido dentro da Corporação ao longo da carreira (CFSd,CFO,CAO,CSP, não foram suficientes para oferecer preparo técnico e psicológico, afim de que o referido oficial não se envolve-se de forma emocional, provocando sobremaneira a sua morte.
Fora cometido um erro primário, que dificilmente passaria despercebido por um policial experiente (os manuais de técnica de abordagem não foram observados).
Partiu-se para a ação sem levar em consideração que os meliantes provavelmente estariam com a retaguarda guarnecida, com a cobertura de seus comparsas.
Como pode em uma ação, um criminoso, aparentemente sem o domínio de certas técnicas, traçar um plano, tendo como uma das principais preocupações a segurança e a proteção de sua retaguarda, enquanto que o agente da lei desconsiderando tais fatores investe em uma ação desastrosa, envolvido por força emocional.
Esse fato deixa-nos uma lição e como tantos outros, deve servir de exemplo e ensinamento, para que todos os Policiais-Militares meçam as conseqüências, antes de tomarem qualquer atitude precipitada, para que agindo profissionalmente, não coloquem em risco a sua própria vida ou a de pessoas inocentes.

VANDERLEI RIBEIRO
Dir.Pres.ASPRA-PM/BM-RJ

terça-feira, 14 de abril de 2009

Encargo Especial, somente em caso especial e fora da Corporação

QUEM RECEBE GRET NÃO DEVERÁ PECEBER GRATRIFICAÇÃO DE ENCARGOS ESPECIAIS
Todo PM no seviço ativo tem direito a GRET, para compensar o desgaste físico e emocional sofrido.
O oficial é preparado ao longo da carreira para comandar, portanto, não é justificável ganhar Gratificação de Encargos Especiais. (Exercer o comando dentro da Corporação, não trata-se de nenhum encargo especial).


















terça-feira, 7 de abril de 2009

200 Anos - Comemorar o que ?




Guarda Real de Polícia da Corte
200 anos de retrocesso e estagnação




No dia 13 de maio do ano em curso, a Guarda Real de Polícia da Corte, hoje denominada Polícia Militar, completará 200 anos de prestação de serviço a classe dominante, com uma atuação eficiente em todo processo repressivo que se instalou neste Pais.

A história é a senhora da razão e sempre mostrará fatos a serem analisados que servirão de elementos para reflexão e o verdadeiro suporte para uma visão do futuro. O tempo passa, mas não consegue apagar as marcas deixadas e os estragos causados por todo um processo histórico que desenvolveu uma cultura conservadora, autoritária, preconceituosa, discriminatória, responsável pelas mazelas que submeteram a instituição ao retrocesso e a estagnação.

Com uma estrutura organizacional aos moldes das instituições militares federais, pesada, burocrática e centralizadora, possui uma excessiva e desnecessária escala hierárquica para a finalidade das suas atribuições policiais e ainda dispõe de uma série de funções e serviços que não tem nenhuma relação com a atividade fim, entretanto tal situação, tem contribuído para um custo elevadíssimo para o erário público, em detrimento de uma política salarial capaz de oferecer um padrão de vida de qualidade para a categoria.

Esse modelo está ultrapassado e engessado, faltando-lhe gestão e formação profissional de qualidade e vem deixando sobremaneira todo o sistema vulnerável, sem poder no entanto, produzir um resultado que atenda a demanda. Diante desse quadro é estranho a insistência com a manutenção de um sistema que já demonstrou o seu esgotamento e a sua capacidade de êxito. Urge a necessidade de pensar um novo modelo que verdadeiramente seja capaz de trazer para a sociedade a tão sonhada paz social.

“ O que comemorar nos 200 anos ? “
Miséria, Retrocesso Estagnação
Desmotivação.